quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Açude Insuflável em Águeda


A construção do açude tem como principal objectivo criar um espelho de água no rio que atravessa a cidade de Águeda. Com este espelho de água a cidade vai recuperar o rio que estava um pouco esquecido, apenas se lembravam que tinham rio quando entra a época das chuvas e famosas "cheias", promovendo a prática de desportos aquáticos, actividades de lazer e consequentemente promover Águeda no sector turístico. De acordo com o projecto, a localização da estrutura será nas proximidades do edifício da antiga Junta Nacional do Vinho, em Paredes.



O açude de uma forma simples é uma manga de borracha espessa e cablada internamente que cheia de ar ficará ancorada ao fundo do rio através de uma base em betão. Claro que a pressão de manga de ar é controlável de acordo com as condições do rio. O enchimento da manga de borracha é feita com um compressor e o esvaziamento é feito por uma electroválvula.


Atenção, quando se diz que a manga de ar fica ancorada a uma base de betão isto não quer dizer que, no local da instalação do sistema apenas se apoia a base de betão no fundo do rio e já está. Não, é necessário uma boa fundação para apoiar essa base de betão, e uma boa fundção será uma infra-estrutura de estacas pois em período de cheias a base de betão poderia ser removida.

Este sistema já tem resultados comprovados em países como Japão e Estados Unidos da América, mas recentemente esta tecnologia já foi instalada no nosso país. No rio Lis, concelho de Leiria, e em Abrantes no rio Tejo. No caso particular do rio Lis, o açude tem como principal função permitir a derivação da água para canais de rega, ou seja, este sistema de açude pode ser utilizado para várias funções. Outra das mais valias é o seu baixo preço quando comparado com outras soluções, e dos objectivos estéticos, servirá também para evitar a falência das actuais captações de água. A estrutura apresenta ainda como vantagens a regulação do caudal do rio, o reduzido impacto na ecologia do rio, permite a livre circulação de espécies piscícolas, a alta resistência aos impactos naturais e humanos, a ausência de obstáculos permanentes no rio, bem como uma baixa manutenção de toda a estrutura.
Nuno Amaral

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Ponte Pedonal de Aveiro




Nas minhas pesquisas na internet encontrei esta engraçada proposta para uma ponte pedonal em Aveiro. Os autores deste projecto são a Central Projectos. Aqui fica um belo exemplar de uma estrutura metálica para uma ponte pedonal. Não sei se será uma proposta muito viável, mas fica a iniciativa de apresentar novas propostas para a nossa bela cidade de Aveiro e para mim agrada-me esteticamente.
Apreciem e façam os vossos comentários.




Nuno Amaral

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Fotos de Engenharia nos Açores





Na viagem que fiz pelos Açores, ilha de São Miguel, deparei-me com algumas obras. A ilha de São Miguel apenas tem um troço de auto-estrada entre a Ribeira Grande e Ponta Delgada que rondará cerca de 40Km de auto-estrada, mais ou menos. Como tal, o Governo Regional dos Açores está a construir uma Scut que percorre todo o perímetro da ilha. Observei a construção de uma ponte com uma altura muito significativa, onde o tabuleiro da ponte era construído "in situ". Também observei num estaleiro peças de um tabuleiro em betão pré-fabricado para posterior aplicação em viaduto. Apreciem as fotos destas obras de arte.

Nuno Amaral

terça-feira, 26 de outubro de 2010

2º Raid BTT Gastronómico da LAAC




Amigos é com orgulho que divulgo mais uma vez a 2ª edição do Raid Gastronómico da LAAC, depois do sucesso do ano passado este ano não poderiamos deixar os nossos amigos com água na boca, por isso no dia 7 de Novembro apareçam para um dia de convívio. Mais informações no site: http://laac-laacar.com/ ou http://www.forumbtt.net/showthread.php/26840-2º-Raid-BTT-quot-Gastronómico-LAAC-quot-Aguada-de-Cima-07-Novembro-2010


Nuno Amaral

Viagem aos Açores















Caros amigos


Fui passar umas mini férias aos Açores, mais propriamente na ilha de São Miguel, posso dizer que simplesmente adorei toda aquela envolvência da natureza. Todas aquelas lagoas, os campos verdinhos cheios de vacas, mas quanto todos falam da lagoa das Sete Cidades, para mim a lagoa do Fogo é muito mais bonita, é ainda mais natural.

Vou-vos dizer uma coisa, provem o queijo da ilha de São Jorge pois é muito bom.

As três imagens mostram os campos verdejantes com as famosas vacas, a lagoa do Fogo e a lagoa das Sete Cidades.

Visitem os Açores porque vale bem a pena.


Nuno Amaral